Consumismo Versus consumo


Pessoal, estou voltando a escrever no meu blog, depois de muito tempo.Estou prestes a apresentar um trabalho sobre consumo e consumismo e gostaria de comportilhar este conhecimento com vocês.

O tema do trabalho é baseado em um texto do livro Vida para o consumo: a Transformação das pessoas em mercadoria de Zygmunt Bauman. Muito interessante as colocações de Bauman referente a consumo.

O autor coloca que o consumo em si, é algo irremovivel aos seres vivos, consumimos de forma prosaica, rotineira todo o tempo. O consumo é uma condição, um elemento inseparavel da sobrevivencia biologica de todos os seres vivos.

Mas o mais curioso é o fenomeno de consumismo, que trouxe uma serie de mudança na nossa sociedade. No inicio o consumo era baseado em obter bens duráveis, assim a necessidade de ter segurança nas aquisições era mantida com exito. Mas com a chamada "revolução consumista" a visão mudou para um 'querer, desejar e ansiar por' e experimentar emoções passou a sustentar a economia.

O estudo sobre consumismo, levantou a seguinte questão: Como estudar algo tão diferente em cada pessoa? Isso é explicado através dos "tipos ideais", assim denominados por Max Weber, que são conceitos usados nas ciencias sociais para analisar a realidade e não descreve-la. Somente assim poderemos entender o que significa estudar e procuirar entender o que o consumismo representa para nós e como ele se articula no meio de nosso cotidiano.

Segundo Bauman, se fossemos resumir a diferença entre consumo e consumismo, poderiamos dizer que está na sua aplicação, o consumo é uma caracteristica e uma ocupação dos seres humanos como individuos, já o consumismo é um atributo da sociedade.

Mesmo assim, como seria explicar está mudança de conceito no passar dos anos? Isso faz bem parte do nosso dia-a-dia. A questão principal é a respeito ao que queremos, desejamos e almejamos e como as susbtancias de nossas vontades, desejos e anseios estão mudando o curso da sociedade.

Então me vem a mente, talvez apropriação de algo e posse de bens que garantam o conforto e o respeito são os principais motivadores do consumismo? Isso era antigamente onde a sociedade procurava estabilidade, segurança, confiabilidade, coisas que resistiam ao tempo. Agora é bem diferente, o conceito de tempo mudou.

No texto Bauman, cita um conceito muito interessante de "tempo pontilhista", onde antigamente só existia um ponto inicial e um final, agora (agorista) existe vários inicios e nenhum fim. A cada dia iniciamos uma nova história, iniciamos uma nova caminhada, colocamos um novo ponto e podemos voltar para ele assim que preciso.

Isso tem muito a ver com a informação que recebemos a cada minuto, possibilitando uma imensidão de pontos do tempo espaço. Informação está que pode não ser vista por ninguem, mas está a nossa disposição.

Hoje, a sociedade que vivemos está fadada ao excesso e a disperdicio. Excesso de informações e desperdicio de bens de consumo no qual passar a perder o seu valor no ato da compra. Bauman cita que aos bens nem fazer parte deste processo e vão direto para oa lixeira.

Mas é este excesso de informação que conduz o consumismo para este caminho, imaginem que nos ultimso 30 anos, como calculo Ignacio Ramonet, se produziu mais informações no mundo do que nos 5 mil anos anteriores: "Um único exemplar da edição dominical do New York Times contém mais informações do que seria consumida por uma pessoa culta do século XVIII durante toda a vida." Isso é assustador, não é!!!

Apesar de todo isso, nos sempre estamos buscando a felicidade não é? E é esta busca ou não que movimenta o consumismo em nossa sociedade, é ela que nos motiva a queres, desejar e almejar coisas que nos deixem felizes. Ai, está a jogada no consumismo, encontrar um forma de satisfazer momentaneamente as pessoas, mas colocar uma insatisfação para que ela continue consumindo.

Isso é bem interessante né, quando compramos um celular por exemplo e estamos com ele faz uns 5 dias, já estamos alejando um mais moderno. Isso é o consumismo pontilhista agindo em nós, fazendo com que reiniciamos o nosso desejo de comprar um celular.

Estamos perdidos? Não pois nos temos a coerencia que um dia as coisas acabam, e é por isso que temos esperança em conseguir sempre algo novo, de sempre reiniciarmos uma nova caminhada.

O consumo sempre esteve conosco, e o consumismo está ai, não tem como escapar.

Aguardem, assim que eu comprar um PC novo escrevo com mais freqüência... hehe ! Consumismo!!

Link interessantes sobre o assunto:
A HISTORIA DAS COISAS
O consumismo na vida





0 comentários:

Cadastre-se para receber Newsletter do meu Blog

Coloque seu email aqui:

Valeu FeedBurner

Sobre este blog

Olá, pessoal! Sou estudante de publicidade e propaganda, apaixonado por comunicação. Meu Blog é direcionado a todos aqueles que encontrarm na comunicação e no marketing um motivo forte para viver e de desafiar o mundo. O blog é de vocês também.